Conheça os principais mitos sobre as bruxas

Afora a imagem folclórica que existe das bruxas, há uma religião de verdade e bem antiga que leva o assunto bem a sério. A bruxaria foi considerada uma das primeiras religiões do mundo e ainda é praticada por milhares de pessoas no mundo inteiro. Devido existir uma cultura mais cristã no Brasil e na maioria dos países do planeta, histórias foram contadas sobre a Wicca frequentemente.

 bruxaria

Algumas dessas você não sabe na verdade se é verdade ou não. Escolhemos alguns mitos e verdades sobre as Bruxas que você já ouviu falar, mas com certeza não sabe se são apenas histórias que o povo conta ou de fato elas vivem esse tipo de realidade. Veja.

Bruxas são do mal

Tudo na vida possui dois lados. Assim como existem padres do bem e padres do mal, pastores do bem e pastores do mal, rabinos do bem e rabinos do mal, também existem as bruxas do bem e as bruxas do mal. Por terem acesso à um estudo sobre controle de poder maior do que qualquer outra pessoa, muitos praticantes da Wicca ou outras religiões que praticam a feitiçaria, se desvirtuam e praticam da maldade.

As bruxas de verdade são totalmente contrários à qualquer tipo de prática pela maldade e a agressividade. Inclusive, o principal “mandamento” da Wicca diz que você é livre para fazer o que desejar, desde que tenha consciência sobre este ato e que ele retornará para você três vezes mais forte. Esse mandamento se chama “Lei da Tríplice Escolha” ou simplesmente “Lei Tríplice”.

A história do “Fazes o que tu queres, pois é tudo da lei”, que Raul Seixas já cantava em “Sociedade Alternativa”, lembra?

Bruxos são adoradores do Diabo

Este é um dos mitos mais contraditórios que já inventaram sobre a Wicca. Na verdade, a história se explica com uma matemática bem simples. O demônio é a figura do anti-cristo, ou seja, um ser totalmente oposto à Jesus Cristo. Como na Wicca, os praticantes não apresentam fé com base em Jesus, logo, consequentemente, não acreditarão em seu opositor. Simples não é verdade?

Para quem não sabe, a figura do diabo foi inventada pelos cristãos, portanto, bruxos de verdade nem em demônio acreditam.

Bruxos fazem sacrifícios com animais e seres humanos

Não e não! Para nenhum dos dois casos esse mito é verdade. Bruxas não matam animais e/ou pessoas. Algumas são, inclusive, vegetarianas e não consomem nada que tenha sido “assassinado”. O sangue que supostamente é usado em feitiços e encontros secretos é totalmente desmentido sempre. O

vinho que sempre é tomado, para representar o sangue em alguns momentos, assim como acontece com os padres.

Aquela história de usar ossos de galinha, pele de cobra, olhos de criancinhas é tudo fábula de contos de fadas infantis.

O Livro das Sombras é uma Bíblia Negra dos Bruxos

Como já foi dito mais acima, as bruxas de verdade não praticam magia negra, então não se faz necessário um livro com tais feitiços. O Livro das Sombras é uma espécie de diário onde todos os praticantes da Wicca guardam seus exercícios, feitiços, receitas e muito mais. É um livro para ser usado como referência para os momentos de emergência já que não tem como guardar todos os ensinamentos na memória.

A bruxaria é uma seita

Este é outro ensinamento comum de países que receberam o cristianismo como religião oficial. A bruxaria é uma das mais antigas religiões do mundo, como foi dito no início do texto, mas a Wicca só foi criada na década de 50. Desde então esta foi decretada como religião pelos Direitos Humanos e deve ser tratada como tal.

Bruxas voam em vassouras

Este não chega a ofender nenhuma bruxa de verdade e chega a ser bem engraçado. Nenhum dos feitiços praticados pela Wicca garante o poder de voa, se transformar ou coisas do tipo. Essas histórias são contadas sempre pelos filmes de cinema e acabam se perpetuando entre o mundo inteiro.

Filmes onde você poderá conhecer a verdadeira bruxaria

Bruxos fazem sacrifícios com animais

Da mesma forma que você vê o Harry Potter, Sabrina e tantos outros bruxinhos charmosos no cinema, também há aquelas produções que retratam a Wicca como ela de fato é. Se o assunto é novidade para você ou caso queira desmitificar a crença em sua mente, vale a pena conferir os filmes abaixo:

* Jovens Bruxas (1996): apesar de muito sensacionalismo, há muitos elementos da wicca que são retratados aqui e vale a pena ver o filme para ver o que pode acontecer com quem usa feitiços de forma errada.

* Da magia à sedução: da mesma maneira que o anterior, o filme possui muitos elementos fantasiosos, mas dá para conhecer um pouco da wicca nele.

* As Brumas de Avalon: um dos clássicos para quem deseja conhecer a Wicca como ela de fato surgiu.