O Mistério das Piramides

Sabemos que as piramides do Egito nos cercam de mistérios. Alguns estimam que elas foram construídas há 4.500 anos, outros dizem até 9 mil anos. O fato é que não importa a data em que foram construídas, elas sempre nos intrigaram pela sua complexidade.

O transporte das pedras

As pedras eram movidas com ajuda de água

Até recentemente essa teoria do transporte era um mistério pois não seria possível transportar as pedras por 800 KM sendo cada uma de 2 toneladas. O atrito com a areia do deserto poderia facilmente atolar a pedra. Mas essa visão mudou com a pesquisa de alguns historiadores da Universidade de Amsterdã.Há séculos pesquisadores tentam descobrir como os blocos de pedras foram transportados para a construção. São cerca de 2 milhões de blocos cada um pesando cerca de 2 toneladas. Alguns pesquisadores dizem que foram construídas no próprio local. Outros que foram transportadas.

Eles realizaram testes e descobriram que molhando a areia seria possível evitar esse atolamento. Existem várias pinturas dos séculos anteriores que retratam carruagens puxando pedras e na frente uma pessoa molhando o chão. Agora faz mais sentido essa teoria dos transportes e é considerada a mais provável.

O tempo de construção

Os egípcios dizem que levou-se 20 anos para a construção da Grande Piramide, o problema é que seria preciso colocar uma pedra em cima da outra a cada 2 minutos para que isso fosse possível. Com qual tecnologia eles conseguiriam isso?

Caso isso seja verdade seriam mais rápidos colocando uma pedra em cima da outra que os pedreiros colocando tijolos em nossos tempos e erguendo paredes. Parece impossível. Mesmo que considerássemos outras teorias que dizem que o tempo foi de 50 anos para a construção, ainda assim seria complicado.

Seria necessário colocar cerca de 100 pedras na piramide por dia durante esses 50 anos. Sem feriado, sem parar, durante 50 anos. Quantos trabalhadores seriam necessários considerando que cada pedra pesa 2 toneladas? Vale lembrar que na Grande Piramide também há pedras que pesam 70 toneladas.

A precisão da construção

piramide_vertice
O vértice é preciso

Se olharmos a piramide do topo para baixo, verificamos que a ponta dela está desviada do centro da base em apenas 6mm. Impressionante! 6mm depois de colocar cerca de 2 milhões de blocos cada um em tempo recorde de 2 minutos até alcançar os 150 metros de altura. Loucura?!

As pedras foram cortadas todas com uma precisão maior que o alinhamento de um carro. Após colocadas uma ao lado da outra ficava tão perfeitamente alinhadas que não passava entre elas sequer a lamina de um canivete.

O objetivo

Vários pesquisadores dizem que as piramides foram construídas para servir como tumulo do faraó e nobreza. O problema dessa teoria que nos perguntamos é: cade os corpos? Nunca foram encontrados!
Dizem que foram furtados pois seriam fontes de riquezas, mas como os ladrões passaram pela entrada da piramide? Elas possuem portas de várias toneladas. Recentemente para entrar em uma pesquisadores tiveram que dinamitar a entrada.

Os ladrões teriam que tirar as pedras da entrada, abrir o sarcófago que tinha toneladas de peso, tirar o corpo, colocar novamente a tampa do sarcófago,fechar a entrada, e fugir. Meio impossível não? Nenhum ladrão teria tanta preocupação.

Aos poucos temos conseguido desvendar alguns mistérios da piramide, como o transporte das pedras. Só espero que não levem mais tanto tempo para conseguirmos entender completamente a construção mais complexa do planeta.

Fonte